segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que é reciclagem?

     A reciclagem não é uma invenção do século 21. Ela já existia a cerca de milhares de anos. Antes da era industrial, você não conseguia produzir bens tão rápido e com baixo custo, assim a reciclagem acontecia de alguma maneira. Reciclar é transformar um resíduo em materia prima novamente.
     Em 2008, a reciclagem ainda era bem pequena no nosso país. Hoje em dia, não conseguimos pensar em meio ambiente sem falar nos problemas que o lixo pode causar. Reciclar é uma forma de ajudar.
     O sucesso da reciclagem se deve a aceitação das pessoas e do trabalho, super importante, dos catadores. Que desempenham papel fundamental na reciclagem. Sem eles a quantidade de lixo enviada aos aterros seria muito maior.
     Fabricar produtos sem reciclar causa o esgotamento de recursos naturais e o gasto excessivo de água e energia.
     As cooperativas de catadores, além de ajudarem muito na reciclagem diretamente, também auxíliam os catadores a terem uma vida melhor, a ganhar mais dinheiro pelo trabalho que fazem.
    Quase tudo pode ser reciclado: papel, vidro, aço, latas de alumínio, plástico. O Brasil é o país que mais recicla latinhas. Devemos nos empenhar para contribuir com a reciclagem e ajudar a preservar nosso ambiente.

INTEGRANTES DO GRUPO

CAROLINE BEATRIZ SANGA
SAMIRA  VILHENA   SANTANA
TASSIO BRANDÃO DE JESSUS REIS
IGOR  ALEXANDRE

Como o papel é reciclado?

     A principal razão para a reciclagem do papel é a redução dos problemas que a fabricação de papel causa a natureza e a diminuição do uso de árvores. Uma tonelada de aparas pode substituir o corte de 15 a 20 árvores. Além de economizar energia e água. Outra informação: cerca de 40% do lixo urbano é composto de papel.
     O campeão da reciclagem de papel é a Coreia do Sul. O Brasil recicla cerca da metade dos papéis que são descartados. Os papéis ondulados são os tipos de papéis mais reciclados no nosso país. Os tipos recicláveis são: papelão, jornal, revista, papel de fax, papel cartão e impressos em geral.
     A reciclagem do papel é bem parecida com a produção. O papel é moído e molhado para formar uma massa, depois ele é prensado, tingido e depois é só secar. Normalmente é adicionado um pouco de celulose para melhorar a qualidade do papel. Um papel pode ser reciclado até 7 vezes, depois as fibras não terão mais forças para se unir.
     A reciclagem, não só a do papel, envolve muitas pessoas. Desde as pessoas que enviam revistas, jornal e papéis diversos para cooperativas, os catadores e as empresas de reciclagem. Pense bem antes de jogar uma folha de papel no lixo. Devemos evitar o desperdício!
   

INTEGRANTES DO GRUPO

VICTOR  DO NASCIMENTO FLORENCIO
BEATRIZ SOUSA CRUZ
DERIK LUIS
EULER FERREIRA MACEDO
STHEFANI  LUANI  DOS SANTOS  CAMBH

No futuro como ficará o planeta com tanto lixo?

        No Brasil é produzido quase 100.000 toneladas de lixo por dia, sendo que cada pessoa produz cerca de 500 gramas deste total. Pensamos que lixo é tudo o que não serve mais e precisa ser descartado. Será?
       Sabemos que reciclar é muito importante para diminuir a quandtidade de lixo, mas existem outras maneiras de cuidar do lixo. Os 3 R's surgiram para tentar ajudar a resolver os problemas causados pelo lixo.
Reduzir: é a diminuição do lixo produzido, evitar o desperdício.
Reutilizar: usar um material para fazer algo antes de jogá-lo no lixo. Transformar garrafas PET em vasos.
Reciclar: por meio de processos industriais, transformar o que iria pro lixo em matéria prima.
       É necessário que a gente se preocupe com o lixo e dê a ele o tratamento devido, evitando assim o aparecimento de animais, que podem trazer doenças e danos ao solo, a água e ao ar.
       De quem será a culpa pelos estragos que o lixo já fez? Minha, sua, dele? Não importa, mas é nossa resposnsabilidade evitar mais poluição, de cuidar do planeta, dos rios, plantas e animais. Se queremos um mundo melhor, temos que começar na nossa casa, se cada um fizer a sua parte a Terra agradece!

INTEGRANTES DO GRUPO

KENNYA RIKELLY
LUCAS DA SILVA
PEDRO  HENRIQUE  CONCEIÇAO REIS

Como nós podemos reciclar o lixo?

     A reciclagem se torna essencial para a economia de recursos naturais e enrgia, além da redução dos impactos ambientais.
     Para facilitar o processo de separação do lixo usamos cores e símbolos em coletores específicos para cada material.

     Existem alguns materiais que não são recicláveis: cabos de panela, botões de rádio, canetas, bijuterias, fotografias, papel higiênico, isopor e guardanapos.
     A presença destes materiais nos processos de reciclagem geram grandes problemas, como quebrar máquinas, por isso devem ser separados. Na hora de comprar algum produto devemos ficar atentos sobre como iremos descartá-los depois.
     Não é mais segredo que praticar a reciclagem é muito importante em todos os lugares, além de ser um ato de resposabilidade é um ato de cidadania e respeito com o planeta.

INTEGRANTES DO GRUPO

THALITA  ANGELINA
ALEXANDRE  MARTELLI
WANESSA LOPES
TAYNARA LOURENÇO
PEDRO   HENRIQUE  COELHO

Como se recicla o plástico?

        O plástico é derivado do petróleo, um combustível fóssil que um dia vai acabar, que polui muito e demora cerca de 500 anos para se decompor e é muito barato para ser fabricado. Por isso, estão em muitos setores: em construções, embalagens, objetos etc.
        Em 2005 foram descartados 767.503 toneladas de plástico no Brasil. O plástico pode ser dividido em dois grupos:
  • Rígidos: aparelhos telefônicos, eletrodomésticos, garrafas PET, carros, lapiseiras e outros.
  • Fininhos: sacolinhas plásticas, embalagens e papel filme.
        Como ainda existem poucas alternativas para substituir este material é muito importante reciclar o plástico. O consumidor deve ajudar na separação deste resíduo e enviá-lo para cooperativas de reciclagem.

        Existem três maneiras de reciclagem do plástico:
  • Reciclagem Química: é feito por meio de um processamento químico que transforma o plástico em matéria prima de novo.
  • Reciclagem Energética: recuperação do plástico através de processos térmicos e gera energia que pode ser reaproveitada.
  • Reciclagem Mecânica: esta é a forma mais utilizada pelo preço e pela facilidade. Etapas:
  1. Sistema de coleta dos plásticos descastados;
  2. Separação e triagem dos diferentes tipos de plásticos;
  3. Limpeza para a retirada da sujeira;
  4. Revalorização: derretimento e produção do plástico granulado, que depois é enviado para outras empresas fabricarem novos produtos.
        O plástico é um problemão para o meio ambiente, por isso devemos reduzir seu uso, como economizar na hora de usar as sacolas no supermercado. Já inventam o plástico verde, feito com cana-de-açúcar. Mas mesmo assim é sempre bom agir com responsabilidade e cidadania.

INTEGRANTES DO GRUPO

MICHAEL SANTOS SOUZA
THAIANE   DE  SOUZA  CRUZ
MATHEUS CAMBUHY
MARIA  FERNANDA NEVES
PAMELA  DE  JESUS  OLIVEIRA

INTEGRANTES DO GRUPO

VANESSA SOUZA
MELISSA SILVA
THAIANE MENEZES
CALIL GUILHERME
DAVI BERNARDES

Quais são os problemas que o lixo pode trazer ao meio ambiente?

     O lixo produzido na nossa casa parece pouco. Agora imagine todo o lixo produzido por todas as casas da sua cidade. Sim, é muito lixo. E essa quantidade enorme de lixo pode trazer muitos problemas.
     O lixo é classificado em: domiciliar, comercial, industrial, hospitalar, público, especial, radioativo e espacial. Cada tipo deve receber um tratamento diferente. Que pode ser:
  • Compostagem: é a transformação do lixo orgânico (restos de comidas e folhas) em adubo.
  • Incineração: é quando o lixo é queimado, deve ser feito sem agredir o meio ambiente.
  • Aterro Sanitário: é a utilização de técnicaspara não permitir que o lixo estrague o ambiente.
     Quando o lixo não é tratado adequadamente ele pode causar muitos probelmas:
     Solo: pode alterar as características do solo e causar doenças.
     Água: pode contaminar rios e águas subterrâneas.
     Ar: pode formar gases que podem fazer mal ao animais e aos seres humanos.
     O planeta não vai aguentar muito mais tempo a falta de respeito que temos com ele. Nós precisamos ajudar a cuidar da Terra.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Revisão - Lousa Digital

Antes de começar a produção dos textos, os alunos terão uma aula de revisão. Esta aula será com o auxílio da lousa digital. O objetivo é relembrar algumas informações para facilitar a produção textual.

5º Ano
  • O que é lixo?;
  • Caminho do lixo;
  • Os 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
  • Cooperativa de Catadores;
  • De onde vem o vidro? (Curiosidade)
  • Vídeo: Planeta Água;
  • Atividades Interativas:
    • Quais problemas o lixo pode causar?
    • Caça - Palavras: Tipos de Lixo
    • Como podemos diminuir a quantidade de lixo descatada diariamente?
    • Jogo: Coleta Seletiva
    • Como podemos ajudar nosso planeta?
Vídeos: