A principal razão para a reciclagem do papel é a redução dos problemas que a fabricação de papel causa a natureza e a diminuição do uso de árvores. Uma tonelada de aparas pode substituir o corte de 15 a 20 árvores. Além de economizar energia e água. Outra informação: cerca de 40% do lixo urbano é composto de papel.
O campeão da reciclagem de papel é a Coreia do Sul. O Brasil recicla cerca da metade dos papéis que são descartados. Os papéis ondulados são os tipos de papéis mais reciclados no nosso país. Os tipos recicláveis são: papelão, jornal, revista, papel de fax, papel cartão e impressos em geral.
A reciclagem do papel é bem parecida com a produção. O papel é moído e molhado para formar uma massa, depois ele é prensado, tingido e depois é só secar. Normalmente é adicionado um pouco de celulose para melhorar a qualidade do papel. Um papel pode ser reciclado até 7 vezes, depois as fibras não terão mais forças para se unir.
A reciclagem, não só a do papel, envolve muitas pessoas. Desde as pessoas que enviam revistas, jornal e papéis diversos para cooperativas, os catadores e as empresas de reciclagem. Pense bem antes de jogar uma folha de papel no lixo. Devemos evitar o desperdício!
Nenhum comentário:
Postar um comentário