Ruínas de Olímpia |
Os Jogos Olímpicos eram muito importantes na Grécia antiga, pois serviam para unir todos os gregos, que viviam separados politicamente em diversas Poleis, ou seja, era um evento Pan-Helênico. Esse evento era tão importante na Grécia antiga, que os gregos, que muitas vezes guerreavam entre si, paravam as guerras que estavam envolvidos para celebrar os jogos olímpicos. Era a chamada “trégua sagrada” que garantia aos atletas e expectadores a segurança necessária para participar ou assistir às diversas modalidades esportivas, ou ainda para homenagear os deuses ou apreciar os diversos artistas que se encontravam em Olímpia para o evento.
Os vencedores das modalidades esportivas eram recebidos como verdadeiros heróis em suas cidades natais. Estátuas eram erguidas em suas homenagens, poetas declamavam suas façanhas, ou até mesmo, o governo local lhes garantia o sustento pelo resto de suas vidas. Podemos ver por esses exemplos que na Grécia Antiga as Olimpíadas eram muito importantes.
Se nos dias atuais todas as nações do planeta podem participar das Olimpíadas, na Grécia antiga isso era bastante diferente. Somente gregos tinha o direito de disputar as diversas modalidades esportivas presentes nos jogos. Mas o que define um grego? Grego, na Grécia Antiga, era todo o falante da língua grega, e adepto da cultura e religião gregas. Deste modo, atenienses, espartanos, tebanos, e muitos outros habitantes das diversas poleis gregas poderiam participar. Bárbaros estavam foram dos Jogos Olímpicos!
Vaso grego retrando a prática de esportes |
As modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos da Antiguidade também eram bastante diferentes das modalidades que compõem a Olimpíada Moderna. Os gregos disputavam nesse evento a corrida, o pentatlo , o salto em distância, o arremesso de disco, o arremesso de dardo, a luta livre, o boxe, o pancrácio, a corrida de cavalos e a corrida de bigas.
Os Jogos Olímpicos foram extintos no ano de 393 pelo Imperador romano Teodósio que, convertido ao cristianismo, proibiu-os alegando ser uma manifestação pagã. Somente em 1896 os Jogos Olímpicos foram revividos, pelo Barão de Coubertin, como forma de união entre os diversos povos do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário